...Que Deus lhe de em DOBRO tudo o que me desejar!!!

ॐ O DEUS em meu coração saúda o DEUS em seu coração..seja você quem for!!! O Deus que habita em mim saúda o Deus que habita em você!.. O Deus que há em mim saúda o Deus que há em ti!.. O Espírito em mim reconhece o mesmo Espírito em você!.. A minha essência saúda a sua essência!!








sábado, 17 de dezembro de 2011

Charles Manson...um vilão ardiloso...

charles-manson-serial-killers-586871_1600_12001

Quando, em 1970, Charles Willis Manson apareceu, no início de um julgamento, com um “x” na testa, feito à faca por ele mesmo, ele explicou à grande mídia presente que estava se “xizando” do mundo, que estava “saindo fora”. Na verdade, naquele dia ele só estava “oficializando” isto. Manson, desde criança, já vivia fora deste mundo de regras e leis. Manson começou a ficar famoso no final do ano anterior, quando foi descoberto o envolvimento de sua “Família” em brutais assassinatos, acontecidos poucos meses antes.
A Manson Family era formada por Charles e um grupo de seguidores seus. Viviam, à época, em um rancho. Sobreviviam especialmente de atividades criminosas, como furtos. De fato, o seu envolvimento com as mortes foi descoberto meio “por acaso”. Em uma batida policial ao rancho, vários integrantes foram presos, por acusações de crimes mais simples. Mas, dentro da cadeia, uma das “garotas de Manson”, Susan Atkins, acabou por falar a uma colega de cela que ela mesma havia matado a atriz Sharon Tate, que estava grávida de oito meses quando morreu.

O psicopata é emocionalmente frio, hábil e compulsivo por mentiras. É convincente, seduz suas vítimas com charme superficial, não estabelece vínculos afetivos verdadeiros”, afirma.“Os graus de psicopatia variam do mais leve, como pequenos delitos e mentiras recorrentes, ao mais grave, que seriam os assassinatos e grandes golpes financeiros. As pessoas com perfil psicopático estão espalhadas em diferentes esferas do cotidiano, no trabalho,
nas relações sociais, na família, agindo com excesso de razão e escassez de sentimentos”, afirma.
Para a psicóloga cognitivocomportamental Irene Araújo Corrêa, os psicopatas são pessoas
perversas, impiedosas, insensíveis e calculistas. Outra característica apontada pela especialista é a inteligência apurada para a maldade em suas intenções e atos.
“O psicopata é organizado e detalhista, faz seus planos com atenção.  Mara Lúcia diz que os psicopatas representam o tempo todo.
“A personalidade psicopática combina egocentrismo, insensibilidade..empática, habilidade incrível para mentir, dissimular e seduzir.” Segundo a psicóloga, pessoas consideradas psicopatas comportam-se como predadores sociais, que, para satisfazer seus interesses, se mostram agradáveis, cativantes e envolventes.
A especialista explica que é possível reconhecê-los com alguma convivência, por seus lapsos
e eventuais rompantes, já que os psicopatas são contraditórios, não se dão conta dos deslizes
em seus discursos. Outra característica dos psicopatas, segundo Mara, é que eles não lidam bem com frustrações e contrariedades. Eles costumam ter dificuldades para reconhecer as variações emocionais na voz e nas expressões faciais das pessoas, são menos sensíveis à dor
e demonstram menos nojo do que as pessoas normais. Os psicopatas homens podem ser confundidos pelas mulheres como cafajestes. Irene diz que o cafajeste tem um desvio
de comportamento, busca vantagem, também é insensível aos sentimentos dos outros, mas corre menos riscos. Já o psicopata cria situações, mentiras, rouba, faz qualquer coisa para levar vantagens ou atingir as pessoas que tentam atrapalhar. “São semelhantes porque utilizam a manipulação, a mentira e escolhem bem suas ‘presas’
baseados na possibilidade de algum benefício que torne sua vida mais fácil”, afirma.
A psicóloga Kátia explica que há os psicopatas primários, que são caracterizados por traços impulsivos, agressivos, hostis, extrovertidos, confiantes em si, com baixo nível de ansiedade: “são pessoas narcisistas e antissociais”, diz. E tem os psicopatas secundários, que são hostis, impulsivos, socialmente ansiosos, isolados, mal humorados e com baixa autoestima. Estar o tempo todo alerta é necessário, pois o psicopata se mostra sempre como uma pessoa agradável. Para quem está em busca de um relacionamento, por exemplo, é importante ficar atento e não deixar-se levar somente pelas aparências. “É preciso esperar confirmações efetivas antes de considerar verdadeiras as declarações de estranhos só por terem boa aparência, serem simpáticos, bem relacionados, por seus discursos empolgantes e persuasivos”, aconselha Mara Lúcia Madureira. Cuidado ao marcar o primeiro encontro com alguém. A psicóloga Kátia Ricardi de Abreu alerta que no caso de um primeiro encontro a pessoa deve ir sempre acompanhada e marcar em lugares públicos; não passar informações detalhadas sobre sua vida, principalmente no que diz respeito à parte financeira e hábitos rotineiros, não confiar e não acreditar logo de início em tudo o que a pessoa diz. “Procure checar informações, observar a coerência de conduta, e não se iludir com as declarações”, alerta. Não falar ou divulgar informações pessoais, principalmente na internet, é essencial para não cair nas garras de um psicopata. Segundo Irene Araújo Corrêa, o psicopata é um predador e está sempre pronto para encontrar alguém para suprir suas necessidades.
“O psicopata utiliza informações que a própria pessoa
passa e vai trabalhando com isso para seduzir.” A especialista ainda diz que é importante prestar atenção às mentiras, às palavras, às contradições e aos detalhes. 

“Psicopatasnão têm cura, portanto não acredite que você pode mudá-lo.” (JR)





Fonte:
Revista Bem Estar (Diário da Região)
Escrito por  Jéssica Reis



      
      Principais Sintomas


1. - Encanto superficial e manipulação

Nem todos psicopatas são encantadores, mas é expressivo o grupo deles que utilizam o encanto pessoal e, conseqüentemente capacidade de manipulação de pessoas, como meio de sobrevivência social.
Através do encanto superficial o psicopata acaba “coisificando” as pessoas, ele as usa e quando não o servem mais, descarta-as, tal como uma coisa ou uma ferramenta usada. Talvez seja esse processo de coisificação a chave para compreendermos a absoluta falta de sentimentos do psicopata para com seus semelhantes ou para com os sentimentos de seu semelhante. Transformando seu semelhante numa coisa, ela deixa de ser seu semelhante.
O encanto, a sedução e a manipulação são fenômenos que se sucedem no psicopata. Partindo do princípio de que não se pode manipular alguém que não se deixe manipular, só será possível manipular alguém se esse alguém foi antes seduzido.

2. - Mentiras sistemáticas e Comportamento fantasioso.
  O psicopata utiliza a mentira como uma ferramenta de trabalho. Normalmente está tão treinado e habilitado a mentir que é difícil captar quando mente. Ele mente olhando nos olhos e com atitude completamente neutra e relaxada.O psicopata não mente circunstancialmente ou esporadicamente para conseguir safar-se de alguma situação. Ele sabe que está mentindo, não se importa, não tem vergonha ou arrependimento, nem sequer sente desprazer quando mente. E mente, muitas vezes, sem nenhuma justificativa ou motivo.Normalmente o psicopata diz o que convém e o que se espera para aquela circunstância. Ele pode mentir com a palavra ou com o corpo, quando simula e teatraliza situações vantajosas para ele, podendo fazer-se arrependido, ofendido, magoado, simulando tentativas de suicídio, etc.

3. - Ausência de Sentimentos Afetuosos
Têm grande dificuldade para entender os sentimentos dos outros mas, havendo interesse próprio, podem dissimular esses sentimentos socialmente desejáveis. Na realidade são pessoas extremamente frias, do ponto de vista emocional.

4. – Amoralidade
Os psicopatas são portadores de grande insensibilidade moral, faltando-lhes totalmente juízo e consciência morais, bem como noção de ética.
5. – Impulsividade
Também por debilidade do Superego e por insensibilidade moral, o psicopata não tem freios eficientes à sua impulsividade. A ausência de sentimentos éticos e altruístas, unidos à falta de sentimentos morais, impulsiona o psicopata a cometer brutalidades, crueldades e crimes.

6. – Incorrigibilidade
Dificilmente ou nunca o psicopata aceita os benefícios da reeducação, da advertência e da correção. Podem dissimular, como dissemos, durante algum tempo seu caráter torpe e anti-social, entretanto, na primeira oportunidade voltam à tona com as falcatruas de praxe.

7. - Falta de Adaptação Social
Já nos primeiros contatos sociais o psicopata, desde criança, manifesta uma certa crueldade e tendência a atividades delituosas. A adaptação social também fica comprometida, tendo em vista a tendência acentuada do psicopata ao egocentrismo e egoísmo, características estas percebidas pelos demais e responsável pelas dificuldades de sociabilidade. Mesmo no meio familiar o psicopata tem dificuldades de adaptação. Durante o período escolar tornam-se detestáveis tanto pelos professores quanto pelos colegas, embora possam dissimular seu caráter sociopático durante algum tempo. Nos empregos a inconstância é a característica principal.

Cleckley
       Em 1941 Cleckley escreveu um livro chamado "A máscara da saúde", o qual se referia a este tipo de pessoas. Em 1964 descreveu as características mais freqüentes do que hoje chamamos psicopatas. Em 1961, Karpmam disse "dentro dos psicopatas há dois grandes grupos; os depredadores e os parasitas" (fazendo uma analogia biológica). Os depredadores são aqueles que tomam as cosas pela força e os parasitas tomam-nas através da astúcia e do engodo.
Cleckley, estabeleceu, em "A máscara da saúde", alguns critérios para o diagnóstico do psicopata. Somando-se as duas listas podemos relacionar as seguintes características:
1.Problemas de conduta na infância.
2.Inexistência de alucinações e delírio.
3.Ausência de manifestações neuróticas.
4.Impulsividade e ausência de autocontrole.
5.Irresponsabilidade
6.Encanto superficial, notável inteligência e loquacidade.
7.Egocentrismo patológico, auto-valorização e arrogância.
8.Incapacidade de amar.
9.Grande pobreza de reações afetivas básicas.
10.Vida sexual impessoal, trivial e pouco integrada.
11.Falta de sentimentos de culpa e de vergonha.
12.Indigno de confiança, falta de empatia nas relações pessoais.
13.Manipulação do outro com recursos enganosos.
14.Mentiras e insinceridade.
15.Perda específica da intuição.
16.Incapacidade para seguir qualquer plano de vida.
17.Conduta anti-social sem aparente arrependimento.
18.Ameaças de suicídio raramente cumpridas.
19. Falta de capacidade para aprender com a experiência vivida. 
Fontes:
Referência especial:
Acad. Prof. Dr. Hugo Marietán, Alcmeon, número 27, 1998. 
Veja em http://www.alcmeon.com.ar/8/31/Marietan.htm
 
Ballone GJ - Personalidade Psicopática - in. PsiqWeb, Internet, disponível em http://www.psiqweb.med.br/, revisto em 2006

Nenhum comentário:

Postar um comentário