...Que Deus lhe de em DOBRO tudo o que me desejar!!!

ॐ O DEUS em meu coração saúda o DEUS em seu coração..seja você quem for!!! O Deus que habita em mim saúda o Deus que habita em você!.. O Deus que há em mim saúda o Deus que há em ti!.. O Espírito em mim reconhece o mesmo Espírito em você!.. A minha essência saúda a sua essência!!








segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Escrevendo um díario...

Lápis e papel surtem mais efeito do que um blog!!!
Começei o meu hoje!!!



Registrar emoções e experiências em um diário melhora a concentração e tomada de decisão, além de trazer benefícios à saúde...

 Escreva um diário e melhore sua saúde e bem-estar

Escrever um diário é um hábito antigo e universal. Os primeiros diários pessoais de que se tem notícia eram chamados livros de cabeceira no Japão do século VIII. Mas só nos anos 70 os psicólogos perceberam como o hábito de registrar experiências poderia ajudar na terapia e levar as pessoas a ter uma vida mais rica, saudável e plena.
A psicóloga Rosemeire Zago (SP) orienta os pacientes a manter um diário de suas emoções. Nem todos colocam no papel o que sentem, mas, diz ela, "são esses os que obtêm maior controle sobre seus aspectos emocionais". Além de funcionar como desabafo, a transformação de sentimentos em palavras escritas faz com que a gente organize os pensamentos, determine prioridades, reconheça alterações de humor e acompanhe em detalhes o processo de amadurecimento pessoal.
O recurso pode ser adotado em qualquer idade ou fase da vida, com resultados positivos para a mente e o corpo. Estudo realizado na Universidade da Califórnia (EUA) comprovou que uma área do cérebro escondida logo atrás dos olhos (chamada córtex pré-frontal ventrolateral direito) é ativada quando falamos e escrevemos sobre as emoções, produzindo efeito terapêutico. Isso reduz o desconforto que sentimentos negativos provocam nas amídalas - o famoso nó na garganta.

Escrever um diário melhora a memória..
Pesquisas conduzidas na Universidade do Texas (EUA) revelaram: pessoas que adotaram o hábito do diário vão menos ao médico e se tornam mais saudáveis em geral. Pressão arterial mais baixa e maior poder de concentração, memória e tomada de decisão são outros benefícios. Estudos específicos com pacientes que sofrem de artrite mostraram que aqueles que escreveram sobre eventos traumáticos em sua vida passaram a precisar de menos medicação para a dor e, com portadores da aids, o resultado foi uma melhora significativa no sistema imunológico. Quem explica o porquê de benefícios tão extensos é o psicólogo James Pennebaker, responsável por vários desses estudos. "É preciso entender que inibir as emoções tem impacto negativo sobre o corpo. O esforço feito para não pensar sobre algo desagradável ou para não sentir determinada emoção se torna fonte de stress psicológico, capaz de causar doenças", explica o professor. "Escrever ajuda as pessoas a entender e organizar psicologicamente os eventos vividos. A partir daí, elas dormem melhor, o nível de stress baixa e fica mais fácil a interação social com amigos e parentes. Todas essas coisas melhoram a saúde física", conclui o chefe da psicologia da Universidade do Texas.

Destaque da Matéria

A internet não substitui o diário íntimo
Não são apenas as experiências do dia a dia que fazem um diário. A ideia de manter um registro de tudo o que come ajuda muita gente a ter sucesso numa dieta ou a descobrir a relação entre determinados alimentos e um mal-estar.

Não importa a motivação primeira, a verdade é que os muitos benefícios advindos do hábito de manter um diário justificam a decisão de investir alguns minutos todos os dias nessa atividade. Como diz Rosemeire Zago: "É uma maneira de comprometer-e consigo própria, transformando o raciocínio em palavras que podem ser relidas, analisadas, sem defesas nem fugas, as quais muitas vezes acontecem quando ficam limitadas apenas aos pensamentos".

Destaque da Matéria

Em tempo de blogs, Facebook, Twitter e coisas do gênero, como comparar a escrita de um diário aos registros online? Há uma diferença fundamental entre as duas formas de expressão: a primeira é feita para compartilhar com amigos e/ou conhecidos; a segunda é íntima. E isso muda tudo. Online é preciso pensar selecionar até que ponto você está disposta a se expor, ou seja, não substitui o diário íntimo.

Fonte:

Conteúdo do site MÁXIMA
Reportagem: Lucia Barros e Monica Canejo




Escrever um diário é alternativa barata e eficaz para o auto-conhecimento 

Nenhum comentário:

Postar um comentário