...Que Deus lhe de em DOBRO tudo o que me desejar!!!

ॐ O DEUS em meu coração saúda o DEUS em seu coração..seja você quem for!!! O Deus que habita em mim saúda o Deus que habita em você!.. O Deus que há em mim saúda o Deus que há em ti!.. O Espírito em mim reconhece o mesmo Espírito em você!.. A minha essência saúda a sua essência!!








sábado, 21 de janeiro de 2012

Livros de Clarisse!!!

 Ganhei esses dois livros ontem....
.

          Laços de Família
              
O conto Laços de Família de Clarice Lispector leva o leitor a ter muita atenção não só com o que ele encontra registrado, mas principalmente com aquilo não revelado nas linhas, isto é, o que está implícito e o que vem nas entrelinhas trazem muito mais revelações, levando-nos muitas vezes a questionar e até estranhar alguns comportamentos apresentados pelas personagens em determinados momentos no conto.Neste livro de contos, os detalhes do cotidiano são desmascarados e revelados sob o olhar atento da escritora.  A maioria dos protagonistas dos contos são pessoas comuns abaladas por uma epifania durante suas atividades do cotidiano (ex.: compras no supermercado em "Amor", ou uma reunião de família em "Feliz Aniversário").

A Hora da Estrela





A hora da estrela é também uma despedida de Clarice Lispector. Lançada pouco antes de sua morte em 1977, a obra conta os momentos de criação do escritor Rodrigo S. M. (a própria Clarice) narrando a história de Macabéa, uma alagoana órfã, virgem e solitária, criada por uma tia tirana, que a leva para o Rio de Janeiro, onde trabalha como datilógrafa.


É pelos olhos do narrador e através de seu domínio da palavra que a existência e a essência são expostas como interrogações. Tal presença masculina retrata um universo de fragmentos, onde o ser humano não é respeitado, mas desacreditado nessa reconstrução de uma realidade mutilada.


Em A hora da estrela Clarice escreve sabendo que a morte está próxima e põe um pouco de si nas personagens Rodrigo e Macabéa. Ele, um escritor à espera da morte; ela, uma solitária que gosta de ouvir a Rádio Relógio e que passou a infância no Nordeste, como Clarice.


A despedida de Clarice é uma obra instigante e inovadora. Como diz o personagem Rodrigo, estou escrevendo na hora mesma em que sou lido. É Clarice contando uma história e, ao mesmo tempo, revelando ao leitor seu processo de criação e sua angústia diante da vida e da morte.






Eles olhavam e não a viam. Ela fazia mais sombra do que existia.


Clarice Lispector, “Preciosidade”, Laços de Família (Lisboa: Relógio d’Água) 76.

Ela acreditava em anjos e, porque acreditava, eles existiam.
Trecho do Livro; A Hora da Estrela
(Clarice Lispector)


Nenhum comentário:

Postar um comentário