...Que Deus lhe de em DOBRO tudo o que me desejar!!!

ॐ O DEUS em meu coração saúda o DEUS em seu coração..seja você quem for!!! O Deus que habita em mim saúda o Deus que habita em você!.. O Deus que há em mim saúda o Deus que há em ti!.. O Espírito em mim reconhece o mesmo Espírito em você!.. A minha essência saúda a sua essência!!








terça-feira, 18 de outubro de 2011

O Passe Espírita


José Herculano Pires no livro Obsessão - O Passe


O Passe...  Suas origens, aplicações e efeitos

O passe espírita é simplesmente a imposição das mãos, usada e ensinada por Jesus como se vê nos Evangelhos. Origina-se das práticas de cura do Cristianismo Primitivo. Sua fonte humana e divina são as mãos de Jesus. Mas há um passado histórico que não podemos esquecer. Desde as origens da vida humana na terra encontramos os ritos de aplicação dos passes, não raro acompanhados de rituais, como sopro, a fricção das mãos, a aplicação de saliva e até mesmo (resíduo do rito do barro), a mistura de saliva e terra para aplicação no doente. No próprio Evangelho vamos a descrição da cura de um cego por Jesus usando essa mistura. Mas Jesus agiu sempre, em seus atos e em suas práticas, de maneira que essas descrições, feitas entre quarenta e oitenta anos após a sua morte, podem ser apenas influência de costumes religiosos da época. Todo o seu ensino visava afastar os homens das superstições vigentes no tempo. Essas incoerências históricas, como advertiu Kardec, não podem provir dele, mas dos evangelistas. Caso, contrário, Jesus teria procedido de maneira incoerente no tocante aos seus ensinos e seus exemplos, o que seria absurdo.

O passe espírita não comporta as encenações e gesticulações em que hoje envolveram alguns teóricos improvisados, geralmente ligados a antigas correntes espiritualistas de origem mágica ou feiticista. Todo o poder e toda a eficácia do passe espírita dependem do espírito e não da matéria, da assistência espiritual do médium passista e não dele mesmo. Os passes padronizados e classificados derivam de teorias e práticas mesméricas, magnéticas e hipnóticas de um passado já há muito superado.


Primórdios do Passe
As doenças sempre afetaram o Espírito humano, encarnado ou desencarnado, desde a individualização do princípio inteligente do Universo, (LE-23) em ser inteligente da criação (LE-76). Doenças do corpo e do Espírito.
Nos tempos primitivos surge a medicina mágica e empírica. Além do uso de plantas curativas, cujo aprendizado foi obtido mediante a observação do comportamento dos animais, usava o apelo às forças sobrenaturais, Espíritos, deuses, demônios etc.
A partir do neolítico, estruturando-se a sociedade em classes, constituiu-se uma casta sacerdotal que se apodera das funções de curar, encaradas como um segredo tradicional e simultaneamente como manifestação do poder curador da divindade.
Para o pesquisador, as fontes principais para o conhecimento destas informações são:
O papiro de Ebers, escrito entre 1553-1550 A.C;
O papiro Brugsch, escrito provavelmente cerca de 1.200 A.C.;
O papiro Edwin Smith, cerca de 1.700 A.C., cópia de outro mais antigo, escrito cerca de 3.000 A.C.
Nestes textos encontram-se considerações astrológicas, fórmulas de esconjuros (preces), invocações mágicas de deuses (espíritos), bem como os medicamentos e plantas mais utilizados.

Relatos idênticos encontram-se junto aos hebreus (Israel), indianos, chineses, etc.


Na literatura grega (pós-homérica) revela-se a arte mágica e mística de curar, como dependente de entidades divinas ou mitológicas, como Apolo, Atena, Higia, Quiron, e principalmente Asclépio (o esculápio).

Na Caldéia, na Índia, os magos e os brâmanes curavam pelo olhar, pela imposição de mãos...


Galeno, um dos pais da medicina moderna, utilizava os passes curadores, que o fizeram passar por feiticeiro e o obrigaram a deixar Roma.
Na China do século XVIII A.C., encontram-se relatos de curas obtidas pelo olhar, pelo toque das mãos, etc...
Encontram-se gravuras do ano 928 A.C., retratando o famoso médico CHIRON, ensinando seu discípulo ESCULÁPIO, que posteriormente utilizaria os recursos do magnetismo entre os romanos, para curá-los, por intermédio de toques manuais.
HIPÓCRATES costumava dizer que "as dores de que padecem o corpo e a alma podem ser vistas com os olhos fechados".


No Antigo Testamento, além de inúmeros relatos de manifestação dos espíritos, lembramos a leitura de I REIS - 17:17 a 24 e II REIS - 4:32 a 36.
Por este curto resumo podemos verificar que o PASSE, A IMPOSIÇÃO DE MÃOS, O OLHAR, como terapêutica espiritual, remonta às mais recuadas eras, donde se conclui que a crença, a interferência e as manifestações dos espíritos se fazem presentes e acompanham o ser humano ao longo da sua história e dos tempos.



O advento de Jesus, o Cristo


Com a vinda de Jesus, altera-se o ambiente terráqueo, e as curas tomam uma nova conotação: O AMOR que a tudo preside. Jesus marcou uma nova era na história da humanidade. Sua presença, seus ensinamentos, seus exemplos, separam a história em ANTES e DEPOIS DO CRISTO.


Já não vigoraria, doravante, a máxima egoísta de NÃO FAÇAS AOS OUTROS O QUE NÃO QUERES QUE TE FAÇAM. Mas sim, a nova máxima, oriunda do Amor: FAZE AOS OUTROS O QUE QUERES QUE TE FAÇAM.


Simples como o Amor. Uma única palavra de negação , NÃO, altera todo o conteúdo de comportamento, a partir de Jesus.


Alguns fatos verificados nos processos de cura, relatados no Novo Testamento, chamam nossa atenção e merecem de todos nós, uma análise e estudo conscientes, à luz da Doutrina dos Espíritos.


Tais fatos demonstram fatores importantes, como a FÉ (certeza, convicção), a VIRTUDE (fluidos, energias), MERECIMENTO, NECESSIDADE, etc. que foram relatados pelos discípulos e companheiros do MESTRE.



 A Doutrina dos Espíritos, codificada por Allan Kardec, veio trazer luzes às trevas do conhecimento humano.


Sua missão, bem como a dos espíritas em geral, é a de contribuir para o aprimoramento dos espíritos, encarnados e desencarnados, com o fim de libertá-los da ignorância e da superstição. Racionalizando a fé, conduz o ser à certeza, à convicção das Leis Imutáveis que regem a Vida, de Deus, Causa Primeira e Inteligência Suprema do Universo, enfim, ao conhecimento integral da Verdade.


Conhecereis a Verdade e ela vos libertará, afirmou Jesus há quase 2 milênios.


No que tange às curas, ao passe, a Doutrina dos Espíritos, fruto da interação entre encarnados e desencarnados, hoje aliada às inúmeras pesquisas científicas em todo o planeta, veio demonstrar a existência do perispírito, estabelecendo sua origem, suas propriedades e suas funções; veio estudar a propriedade dos fluidos, bem como a ação desses mesmos fluidos sobre a matéria.







Quem recebe o passe pode fazer com que seu efeito dure mais ou menos, dependendo de seus pensamentos. 

Se quiser continuar a se sentir bem por muito tempo, experimente manter a harmonia interior, através de pensamentos de bondade, paciência, carinho, respeito e compreensão.
Afinal, os Espíritos podem nos ajudar, mas nós é que somos donos de nossa casa interior e dos pensamentos que nela acolhemos.


O Passe Espírita
Os objetivos e finalidades principais do passe espírita se consubstanciam no REEQUILÍBRIO DO ESPÍRITO, no REEQUILÍBRIO DO CORPO FÍSICO, e, no EXERCÍCIO DO AMOR AO PRÓXIMO.

Os trabalhadores e dirigentes espíritas, ensinando e esclarecendo os enfermos acerca da Verdade, com base na Doutrina dos Espíritos, e a formar e criar, com a força do pensamento, imagens mentais, estarão contribuindo para que estes mesmos enfermos TOMEM PARTE ATIVA no processo de cura, na sua saúde e no seu bem estar. Novamente podemos aplicar Jesus, meditando sobre a PARÁBOLA DO BOM SEMEADOR. Traçando um paralelo, veremos que nosso CORPO, tal como a terra, necessita de cuidados. Todos somos lavradores (Espíritos) aos quais são confiadas nossas terras (corpo). Como lavradores temos funções de trabalhar a terra e, naturalmente colher.



As terras (corpo) infestadas de ervas daninhas, espinhos, pedregulhos, não podem dar boa colheita.


Assim doenças, enfermidades, pensamentos negativos, viciosos e malsãos, são as ervas daninhas, espinheiros e pedregulhos que permitimos crescer em nossas terras (CORPO). Da mesma forma, emoções negativas, tais como ansiedade, depressão, medo, pânico, preocupações e desespero, também são ervas daninhas, espinheiros, e estão intimamente ligados às doenças e enfermidades, sejam do corpo, sejam do espírito.


 Da mesma forma, convicções positivas (FÉ-CERTEZA) nos trazem emoções positivas, como humor sadio, alegria e felicidade, demonstram sua ligação, sua correlação a respostas imunológicas positivas.


O pensamento e a vontade, gerando imagens mentais, serve para limpar as convicções negativas (ervas daninhas, espinheiros e pedregulhos) e substituindo-as por convicções positivas (alegria, confiança, fé)
Não há nada de complicado na forma de criar e utilizar as imagens mentais, pois podemos utilizar as aptidões normais, comuns a todos os seres.


Pergunta-se então: Como criar as imagens mentais?
Em nossos estudos e pesquisas, chegamos à conclusão de quatro componentes básicos, na preparação do pensamento e da vontade:
- INTENÇÃO
- TRANQÜILIDADE
- LIMPEZA
- TRANSFORMAÇÃO


Intenção
A intenção está intimamente ligada e depende da VONTADE, que é simplesmente o impulso que nos permite fazer escolhas. Cada um de nós tem VONTADE e ela se reflete nas escolhas que fazemos todos os dias. Todas as ações são atos da VONTADE.
Assim, a criação das imagens mentais está diretamente ligada à INTENÇÃO - ação mental que direciona nossa atenção e nossas ações. A intenção é a expressão ativa de nossos desejos. Freqüentemente se manifesta em forma de ação física ou mental. Em suma, é aquilo que desejamos alcançar. Para isso, necessariamente, devemos sempre começar definindo e esclarecendo nossa intenção, isto é, o que queremos alcançar. Podemos exemplificar: se você quer curar uma dor de cabeça, DEVE dizer a SI MESMO, antes de iniciar o exercício, que está fazendo isso para CURAR a sua dor de cabeça. Você estará dando uma instrução INTERNA. Assim, quando damos uma instrução à nossa vontade, TEMOS UMA INTENÇÃO. Por conseguinte, a INTENÇÃO é uma VONTADE DIRIGIDA e é essencial para todo trabalho de CURA e de PASSES, constituindo-se então, a vontade alerta e a intenção consciente, a parte central do processo de cura.



tranqüilizar

 A quietude, a paz externa, ajuda a concentração na tarefa de nos voltarmos para dentro de nós mesmos.
As distrações e as perturbações impedem este tipo de recolhimento, assim, temos que evitar os efeitos desagradáveis de ruídos perturbadores. Por outro lado, certos tipos de ruídos podem contribuir para a tranqüilidade interna: música ambiente saudável, som dos pássaros, da natureza, etc. 

Limpeza
A LIMPEZA é um dos primeiros e mais importantes passos para que se abram os canais de criação das imagens mentais. Na antiguidade, os médicos egípcios consideravam o banho uma condição para a cura; os romanos eram famosos pelas técnicas de banho e purificação em suas termas medicinais; os antigos judeus instituíram um ritual de purificação chamado MIKVA, que tanto servia como lembrete da necessidade de cuidar da saúde pessoal quanto celebrar o SHABAT (em si, um dia de limpeza, de purificação).Mas ao falar de limpeza, de sua necessidade, naturalmente estamos falando de ALGO ALÉM da limpeza física. Sem pretender ser moralista, sabemos que ser saudável é estar "LIMPO" em todos os sentidos, objetivos e subjetivos, da palavra. Física, moral e eticamente. Eticamente falando, significa perguntarmo-nos o quanto LIMPOS estamos, em nossas relações com os semelhantes.


Quantas vezes já ouvimos dizer que "O CORPO NÃO MENTE"?
Isso se aplica tanto à nossa saúde física, quanto à nossa saúde espiritual, mental. Em cada um de nós, qualquer deslize de ordem ética ou moral, afeta o Espírito, que transmite ao Perispírito e que por sua vez manifesta-se no corpo físico, influenciando negativamente o funcionamento de nossa vida física, mental e espiritual. Haja visto os processos obsessivos. Um deslize ético no significa apenas enganar ou fazer, intencionalmente, o mal a alguém. A questão é mais complexa: podemos enganar a nós mesmos.

Para que o Passe possa surtir os efeitos desejados, para que o processo de cura se concretize, precisamos começar fazendo uma verdadeira LIMPEZA, uma FAXINA, em nós mesmos. Isso é parte do ato consciente da VONTADE, que precede a abertura dos olhos, do Espírito, para a criação das imagens mentais; faz parte da DECISÃO de darmos uma olhada para dentro de nós mesmos, e de entender o que nossos corpos e sentimentos estão nos dizendo, com sinceridade.

Transformação
O que queremos dizer por TRANSFORMAÇÃO, quando tratamos de processos de CURA e PASSES?
Transformar é mudar, alterar. Assim, transformação quer dizer, mudança, alteração da forma vivencial. Outro roteiro, novas formas de pensar e de agir.
Jesus, nos disse: "Aquele que quiser me seguir apanhe do arado e siga em frente, SEM OLHAR para trás".
A medicina tradicional chinesa é toda baseada na premissa de que a doença é sinomismo de bloqueio de energia. Em outras palavras, UMA RESISTÊNCIA à natureza mutante das coisas.

Emmanuel já nos dizia: NÃO EXISTE DOENÇAS, EXISTE DOENTES.


O processo de cura, através dos passes e das imagens mentais, e o fluxo do processo de mudança (transformação) estão indissoluvelmente ligados. Jesus já nos havia dado a fórmula da TRANSFORMAÇÃO: "VÁ E NÃO TORNES A PECAR, PARA QUE NÃO TE SUCEDA COISA PIOR".
Verifica-se então que a mudança, a transformação, NÃO deve se efetuar meramente nas características exteriores, MAS SIM, e principalmente, nas características interiores.


Dessa forma, INTENÇÃO, TRANQÜILIDADE, LIMPEZA e TRANSFORMAÇÃO, abrangem igualmente MÉDIUM PASSISTA e ENFERMO, como requisitos básicos de um estado espiritual e mental para o fim colimado: CURAR E SER CURADO.


"Como a TODOS é dado apelar aos bons Espíritos, ORAR e QUERER o bem, muitas vezes BASTA IMPOR AS MÃOS sobre a dor para a acalmar; É O QUE PODE FAZER QUALQUER UM, se trouxer a FÉ, o FERVOR, a VONTADE e a CONFIANÇA em DEUS". (Revista Espírita - ANO VIII - Setembro 1865 - Vol. 9 - pág. 254).

O Passe é simples. É a transmissão de fluidos, mediante sua emissão através da VONTADE, portanto pela mente. Para isso, movidos pela vontade e amor, basta IMPOR AS MÃOS sobre o enfermo, sobre a cabeça de preferência. Os Espíritos amigos sabem melhor do que nós qual o órgão ou órgãos mais necessitados de fluidos restauradores. Com o pensamento edificante voltado para Jesus, não é preciso nenhuma regra especializada e nenhum gesto especial, ou movimentos convencionados. O Passe, NÃO requer contato físico com o enfermo.


Livros para estudo estudo:

MICHAELUS - MAGNETISMO ESPIRITUAL (FEB)
JOSÉ LAPPONI - HIPNOTISMO E ESPIRITISMO
ALLAN KARDEC - O LIVRO DOS MEDIUNS
ALLAN KARDEC - OBRAS POSTUMAS



http://www.panoramaespirita.com.br/modules/smartsection/item.php?itemid=2002


Nenhum comentário:

Postar um comentário