...Que Deus lhe de em DOBRO tudo o que me desejar!!!

ॐ O DEUS em meu coração saúda o DEUS em seu coração..seja você quem for!!! O Deus que habita em mim saúda o Deus que habita em você!.. O Deus que há em mim saúda o Deus que há em ti!.. O Espírito em mim reconhece o mesmo Espírito em você!.. A minha essência saúda a sua essência!!








quarta-feira, 23 de novembro de 2011

A alimentação macrobiótica...





Paz e amor... 
Tomar chá de cogumelo, participar de luaus na beira da praia, ter uma horta no quintal, virar macrobiótico, ler mais poesia, viajar de carona.
 Paz e amor...Falar baixo, viver em comunidade, tocar um instrumento, criar os filhos soltos, fazer ioga, ouvir Led Zepellin, transar sem camisinha.... 
Martha Medeiros.(Pedaços de poemas: Paz e amor)


Conheça um pouco mais sobre alimentação macrobióti


A palavra macrobiótica é uma palavra grega que significa: macro (grande) e bio (vida).
Esta filosofia é baseada em um estilo de vida diferente, na teoria yin (negativo) e yang (positivo), objetivando o equilíbrio entre si, em todos os aspectos da vida. O fundador dessa filosofia foi George Ohsawa.
"Macrobiótica" significa grande vida (sem ser necessa­riamente vida longa) ou vida grande e maravilhosa. Uma pessoa pode ter uma vida não muito longa e, entretanto, ter uma vida com saúde e felicidade.
A Macrobiótica está baseada no princípio de que tudo se transforma, que esta lei governa os fenómenos da natureza, da sociedade, de todas as coisas deste planeta, inclusive o homem.
A manifestação de tudo isto é a própria Natureza que equilibra os dois elementos complementares e não antagónicos - Yin e Yang.
O mesmo ponto de vista nos mostra que todos os concer­tos de vida dualistas e antagonistas (saúde e doença, vida e morte, alegria e tristeza, etc.) são uma só coisa que se manifesta por dois aspectos. Portanto, são complementares e não antagónicos.
As vezes a doença é um bálsamo, pois é um caminho para a saúde...
Considerando que a Macrobiótica e um modo de vida universal e não uma medicina empírica, uma religião ou um modismo orientalista, ela abarca tudo para a realização de uma melhor maneira de beneficiar o corpo fisco metabólico e psíquico, sem fazer discriminações contra qualquer ensina­mento ou disciplina que se oriente no sentido de um concer­to unificador e de uma vida feliz.
A prática diária de uma alimentação integral e equilibra­da e a tentativa de estabelecer o equilíbrio entre os elemen­tos Yin e Yang.
Muitas pessoas, entretanto, pensam que Macrobiótica é só comer a comida; mas de forma subjacente, esta toda uma filosofia e modo de encarar a vida diferentes, que levam o individuo ao auto-conhecimento, a harmonização com sua realidade interior e a descoberta da auto-realização. Atribu­tos que possibilitarão o conhecimento do nosso próprio metabolismo, tornando-nos médicos de nós mesmos, pois o homem moderno e capaz de conhecer com precisão todo o motor do seu carro, mas desconhece, totalmente, o funcio­namento do seu metabolismo.
A alimentação macrobiótica, portanto, não e uma dieta, mas uma forma equilibrada de ingerir alimentos escolhidos, desde que sejam observados todos os parâmetros de cada caso, cada pessoa, cada metabolismo, para que daí, todos sejam livres para comerem o que desejarem.

Segundo os seguidores deste tipo de estilo de vida, consumir alimentos yin e yang pode influenciar nas características pessoais do individuo, pessoas que possuem alimentação extremamente yang podem adquirir caráter agressivo, impaciente, dominador, ao passo que pessoas que possuem alimentação extremamente yin podem tornar-se pessoas depressivas, dependentes, com comportamento relaxado.

Sabendo utilizar yin e yang no dia-a-dia todos tem a capacidade de escolher como ressaltar pontos em sua personalidade, tornando-se pessoas mais calmas, tranqüilas, sérias ou divertidas.

Segundo esta filosofia, a quantidade a ser consumida dos alimentos yin e yang depende das características individuais de cada indivíduo.

Uma grande vantagem deste tipo de alimentação é o consumo elevado de fibras, podendo contribuir para prevenção de diversas doenças.



Yin: açúcar, refrigerantes, leite e seus derivados. O consumo excessivo desses alimentos pode estimular a fadiga, a insônia e a depressão.
Yang: carnes vermelhas, frango, massas e ovos. Quando ingeridos sem controle, podem provocar irritabilidade, hiperatividade e estresse.

Para macrobiótica, a alimentação ideal para os seres humanos são os cereais integrais, verduras, legumes, frutas, raízes, soja e pequenas quantidades de carne, preferencialmente peixes. Em inúmeras formas de preparo e apresentação, não impede o uso de nenhum alimento, contudo há a necessidade de equilibrar as necessidades do organismo.
Segundo os adeptos, já nas primeiras semanas de alimentação macrobiótica é possível perceber diferenças; o intestino funciona regularmente, há mais disposição e o sono se torna tranquilo.
Há longo prazo, os benefícios são maiores.
Por ser uma dieta com baixo teor de gordura, rica em fibras e em alimentos integrais, auxilia na prevenção e no tratamento de doenças crônicas e degenerativas.

 

Fontes: A Filosofia da Medicina Ocidental-macrobiótica Zen Autor: George Ohsawa Editora: Associação Macrobiótica do Rio de Janeiro Ano: 1967

Macrobiótica Saúde Felicidade e Paz Autor George Ohsawa Editora: Ícone
Cozinha Básica Macrobiótica de Gilberto Pereira
 http://vidamacrobiotica.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário