...Que Deus lhe de em DOBRO tudo o que me desejar!!!

ॐ O DEUS em meu coração saúda o DEUS em seu coração..seja você quem for!!! O Deus que habita em mim saúda o Deus que habita em você!.. O Deus que há em mim saúda o Deus que há em ti!.. O Espírito em mim reconhece o mesmo Espírito em você!.. A minha essência saúda a sua essência!!








sábado, 14 de janeiro de 2012

O que você precisa saber para ser vegetariano...



Vegetariano não só come soja, arroz integral, sanduíche com cenoura e beterraba cruas e raladas, tofú, açúcar mascavo, ricota, saladinha ou verdes pastos. Quem come isso é naturéba. Vegetariano come comida!! Comida boa, colorida, perfumada, quentinha e muito bem condimentada. 

A palavra vegetariano não refere-se à alimentação de vegetais, ela deriva da expressão latina “vegetus” que significa forte, vigoroso e saudável. Daí os vegetais também receberem esse nome, pois são os alimentos que tornam o ser humano ou animal mais forte, vigoroso e saudável. Os animais mais fortes são vegetarianos!


Vegetariano é quem elimina completamente o consumo de carne, seja de boi, de frango, peixe, entre outras, apesar de o termo englobar também uma ampla variedade de práticas alimentares. No entanto, abolir o consumo de carne da alimentação diária não é uma tarefa simples e exige cuidados para que esta seja uma escolha saudável. Seja por razões religiosas, preocupação com os animais ou ideologia, o vegetarianismo tem sido considerado por muitas pessoas como uma opção viável à dieta alimentar, um novo estilo de vida. Mas, para adotar o vegetarianismo e ainda assim assegurar a ingestão de todos os nutrientes essenciais, é preciso cuidado.

Tipos de vegetarianismo: A ausência de qualquer tipo de carne na dieta é o ponto comum entre todos os vegetarianos. Mas há diferentes correntes dentro dessa linha de alimentação. Conheça as principais:

- Ovolactovegetarianismo: Inclui ovos, leite e laticínios na alimentação.

- Lactovegetarianismo: Não permite ovos, porém inclui leite e laticínios no cardápio.

- Ovovegetarianismo: Aprova alimentos de origem vegetal e ovos, mas o leite e seus derivados são excluídos.

- Vegetarianismo estrito: Não inclui nenhum tipo de produto animal na alimentação. Até mesmo o mel e a gelatina (elaborada com proteína animal) são excluídos da dieta. Os indivíduos que seguem esta dieta também são conhecidos como vegetarianos puros.

- Veganismo (ou vegan): Além de ser uma dieta vegetariana estrita, proíbe o uso de qualquer item de origem animal, como roupas de couro, lã e seda, assim como cosméticos testados em animais.

- Frugivorismo: Seguem esta dieta os vegetarianos estritos que ingerem apenas frutos. O conceito de frutos, nesse caso, pode variar. Alguns adeptos consideram como frutos apenas aqueles doces e suculentos, como as maçãs, laranjas e bananas. Outros, porém, incluem vegetais como tomate, pepino, além das nozes e grãos. Há, ainda, os frugívoros que consomem vegetais folhosos e raízes em sua dieta. 

Quer adotar o vegetarianismo? Então siga as dicas:

- O segredo de cardápios vegetarianos é a combinação de alimentos que forneçam os nutrientes essenciais ao bom funcionamento do nosso corpo na quantidade adequada, bem como o planejamento das refeições de forma a facilitar a absorção de alguns nutrientes. Por exemplo: prefira rechear a lasanha de verdura com molho vermelho. Isso porque o cálcio – presente no leite e, portanto, no molho branco – dificulta a absorção do ferro fornecido pela verdura escura. O ideal é combinar alimentos que contêm ferro com outros com grande quantidade de vitamina C, como completar a refeição que contém feijão, beterraba e vegetais verde-escuros com uma laranja ou suco de laranja, para, dessa maneira, potencializar a absorção do mineral!

- Busque orientação médica para assegurar que não falte nenhum nutriente ao seu organismo. Por exemplo, a vitamina B12 - importantíssima para a saúde – é encontrada principalmente nos alimentos de origem animal. No caso dos vegetarianos estritos pode haver falta desta vitamina, e o profissional poderá indicar sua suplementação. Os vegetarianos devem ter atenção, também, em relação à ingestão de cálcio, zinco e ferro. A deficiência de ferro pode de causar anemia.

Substituições espertas
Se você não consome carne, veja quais são os alimentos de origem não animal que fornecem os nutrientes adequados para a sua saúde:

- Proteínas: As combinações de leguminosas e cereais, como feijão, soja, lentilha, grão-de-bico, ervilha associados ao arroz, arroz integral e derivados do milho.

- Vitamina B12: Cereais enriquecidos.

- Ferro: Feijão, beterraba e vegetais verde-escuros, como couve e espinafre. O consumo de fontes de vitamina C como laranja, tomate, acerola e abacaxi – pode potencializar a absorção do ferro.


Por que comer carnes?
Se um ser humano for alimentado somente com vegetais, viverá indefinidamente. Por outro lado, se este mesmo ser humano for alimentado apenas com carnes, em poucas semanas estará morto. Daqui para frente, quando alguém falar que o ser humano é carnívoro “por Natureza”, segure o riso, pois a graça é grande. Você já viu como são os animais carnívoros? Garras afiadas, presas enormes e pontiagudas, intestino curto e grosso com alto grau de acidez no suco gástrico, e comem o bicho ainda vivo com sangue quente jorrando corpo afora. No dia em que você presenciar um homem comendo um animal desta forma, muito cuidado: a próxima vítima pode ser você! Nós não somos constituídos pela Natureza para esse tipo de alimentação. Precisamos então compreender melhor o nosso organismo a fim de perceber que nós não fomos projetados para comer carnes.

Comer defunto comprado no açougue não constitui a “lei do mais forte”. 
Alguns defensores da ingestão de carnes adoram utilizar esta expressão para argumentar que comer carnes é natural para nós. Entretanto, comer carne de bicho morto abatido por outrém, cortada no açougue, assada no fogo e salgada para mascarar o sabor sangue-e-vômito não é, nem aqui nem na China, lei do mais forte.

No passado tivemos que comer, mas fique aliviado: já passou, foi só susto! 
Nós não evoluímos para comer carne, mas evoluímos apesar disso. Ao descermos das árvores nas épocas de escassez e frio, não havia muito o que comer além dos pequenos mamíferos e roedores que porventura conseguíamos alcançar. Com alguns milhares de anos, evoluímos ao ponto de utilizar lanças e abater animais maiores. Tudo isso foi lamentável, mas imprescindível para nossa sobrevivência. Não havia o que fazer e, por isso, comemos. Mas isso já passou, é passado agora. Comer carnes tendo nossos verdadeiros alimentos à disposição é burrice, e é muito perigoso para nossa saúde, contribuindo naturalmente para uma infinidade de doenças.



O cientista que dispensa apresentações“Então eu estou vivendo sem gorduras, sem carnes, sem peixes, mas estou me sentindo muito bem dessa forma. Sempre me pareceu que o homem não foi nascido para ser um carnívoro.”
(Albert Einstein)



Veganismo é melhor do que Viagra

As estatísticas revelam que os vegetarianos, sobretudo veganos, tendem a ser em geral mais saudáveis, têm menor propensão a doenças degenerativas e vivem mais tempo.
Diversos estudos científicos têm vindo a associar o consumo de produtos lácteos a problemas da próstata, e para além disso o regime omnívoro está também associado a uma acentuada percentagem de impotência masculina.

  Muitos dos saudáveis alimentos veganos estão repletos de afrodisíacos naturais. Pesquisas mostram que os vegetarianos ingerem mais quantidades de nutrientes que ajudam a uma melhor saúde sexual e performance – tais comos vitaminas A, C e E e potássio – do que os consumidores de carne.
Entre os alimentos considerados afrodisíacos estão, por exemplo, os espargos por serem ricos em vitamina E, que aumenta o fluxo sanguíneo e de oxigénio para os orgãos genitais, e em potássio, que é importante para a produção saudável de hormonios sexuais. A banana é também outra excelente escolha por ser uma fruta com uma forma sexy e também uma excelente fonte de potássio, um nutriente importante na produção das hormonios sexuais. As  frutas vermelhas ( morango ,amoras,mirtilo, framboesas) são igualmente alimentos perfeitos para oferecer à cara-metade pela sua riqueza em vitamina C, que é importante para estimular as hormonios sexuais e os neurotransmissores. As cenouras são muito ricas em vitamina A, um nutriente indispensável para produzir hormonas sexuais e para os homens, vital para a produção do esperma. A pimenta é uma especiaria que faz com que o coração bombeie e produza endomorfinas, que o tornam mais alegre. Acredita-se também que o chocolate contém substâncias que estimulam sentimentos românticos e tornam as pessoas mais felizes e excitadas, sendo que a sua cafeína natural também fornece mais energia. Os homens devem comer cajus, amêndoas, nozes, e outros frutos secos para obterem uma quantidade saudável de zinco, que mantém os homens potentes e impede problemas da próstata. Os frutos secos são ainda ricos em proteínas, que lhe dão a energia para o manter mais desperto. Pesquisas neurológicas mostraram que o aroma da abóbora é um estimulante sexual tanto para homens como para mulheres, aumentando o fluxo sanguíneo masculino em 40%. As sementes de abóbora (pevides) são uma das mais melhores fontes veganas de zinco, que para os homens é crucial para a potência e para impedir problemas da próstata.
Alan Hirsch, M.D., da Fundação de Investigação e Tratamento do Cheiro e Sabor (Smell and Taste Treatment and Research Foundation) descobriu que o cheiro do barbecue ou carnes grelhadas reduzem o desejo sexual nas mulheres. Se perguntar a um vegetariano/vegano porque é que eles são mais sexys que os omnívoros, a resposta mais comum é ”porque os vegetarianos/veganos cheiram melhor!”. Esta resposta pode parecer um pouco estranha, mas explica-se facilmente, visto a dieta vegetariana/vegana realmente transformar o odor corporal numa fragrância. 
O vegetarianismo/veganismo é fortemente recomendado a praticantes de ioga, incluindo tantra, o qual direcciona a energia sexual como modo de alcançar os subtis domínios de uma consciência mais elevada, para curar, meditação e outras áreas. A perfeição e o auto-controlo precisos para estes exercícios necessitam que o praticante abdique do consumo de cadáveres. Os resultados incluem uma maior capacidade sexual (o acto de fazer amor pode durar horas e ser praticado muitas vezes por dia), um aumento do carisma e do prazer.
  Escolher o vegetarianismo/veganismo permite-te ser mais saudável e sentires-te melhor contigo mesmo(a). É realmente um ato que beneficia o mundo inteiro, como uma vez disse o nosso amigo “verdinho” Albert Einstein ("Nada beneficiará tanto a saúde humana e aumentará as hipóteses de sobrevivência da vida na Terra quanto a evolução para uma dieta vegetariana. A ordem de vida vegetariana, pelos seus efeitos físicos, influenciará o temperamento dos homens de uma tal maneira que melhorará em muito o destino da humanidade.”).
E como antes de poderes amar e ser amado(a) tens primeiro que te sentir bem na tua pele, talvez o teu próximo passo para ficares mais sexy seja... tornares-te vegetariano(a)/vegano(a)!

fontes:

 http://uni-veg.org/quero-me-tornar-vegetariano/
http://www.centrovegetariano.org/
http://www.sadia.com.br

Referências:
http://www.efn.org/~goveg/articles.html#14
http://www.goveg.com/f-veganAphrodisiacs.asp


Nenhum comentário:

Postar um comentário