...Que Deus lhe de em DOBRO tudo o que me desejar!!!

ॐ O DEUS em meu coração saúda o DEUS em seu coração..seja você quem for!!! O Deus que habita em mim saúda o Deus que habita em você!.. O Deus que há em mim saúda o Deus que há em ti!.. O Espírito em mim reconhece o mesmo Espírito em você!.. A minha essência saúda a sua essência!!








terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Que a alimentação seja teu único remédio” (Hipócrates)

Fruits & Vegetables
 
Os Hindus ensinam que cada indivíduo ao nascer, traz consignada em sua «contabilidade vital», a quota de alimentos que deverá consumir enquanto viver. Os mais espertos, comendo parcimoniosamente, um bocadinho de cada vez, prolongam seus dias. Outros, mais ávidos, em poucos anos esgotam a «verba» e morrem cedo. Mesmo sabendo que estão praticando lento suicídio, muitos homens e mulheres devoram enormes quantidades em cada refeição: não tem como resistir à gula obsessiva.


Trecho tirado do Livro Autoperfeição com Hatha Yoga ( Prof. Hermógenes ) 

 



VIVER PARA COMER OU COMER PARA VIVER " 

 Qualquer pessoa, alimentação mais nutritiva e isenta de prejuízos é a ovo-lacta-vegetariana. É a ciência e a experiência que o afirmam. O homem, no estado evolutivo em que se acha, não é um carnívoro. É sim, a biologia o diz, um frugívoro. Não obstante ser um frugívoro, também está aparelhado para fazer uso do leite e seus derivados, ovos, sementes e raízes. Esse regime ideal tem, no entanto, sido desprezado, em virtude dos preconceitos que giram em torno da fraqueza dos que não comem carne e na experiência desta como alimento essencial. A carne não tem um princípio alimentar que os vegetais não tenham. Todos aminoácidos encontrados na carne, na soja se encontram. Esta, no entanto, em outros elementos é muito mais rica, e sem quais quer inconveniente, sem toxidez.


Enquanto o homem civilizado continua mendigando saúde, seguirá demonstrando que, em nutrição, sabe muitíssimo menos do que os irracionais livres ( José Castro)



O homem não vive do que INGERE, mas do que ASSIMILA.
Trechos do livro Autoperfeição com Hatha Yoga


Todo aquele que já despertou para a caminhada voltada para dentro de si mesmo, está buscando clarear os seus caminhos, já percebeu ou já lhe foi sinalizado, da necessidade de uma reprogramação adequada de seus hábitos de vida e uma reorganização das relações emocionais consigo mesmo e com o ambiente em que vive. Nesta reprogramação de hábitos um fator de suma importância é a ALIMENTAÇÃO.
O QUE COMER

FRUTAS DOCE –bananas, figo, melão e melancia (deve-se comê-la isoladamente, por ser de difícil combinação)

FRUTAS SUBÁCIDAS – ameixas, amoras, caju, caqui, carambola, cereja, cidra, damasco, goiaba, maçã vermelha, mamão, manga, marmelo, nectarina, pêra, pêssego, uva(doce), jabuticaba

FRUTAS ÁCIDAS – limão, abacaxi, maracujá, tangerina, laranja, cajarana, umbu, groselha, jenipapo, tamarindo, maçã verde, uva (azeda), morango, nêspera, marmelo, amora, acerola, framboesa, romã, tomate

FRUTAS OLEOGINOSAS – abacate, amendoim, azeitonas, avelã, coco-da-baia, castanha de caju e do Pará, nozes, licuri, tâmara

VERDURAS FOLHOSAS E HORTALIÇAS – alface, couve, repolho, agrião, acelga, folha de nabo, de rabanete, de cenoura, de beterraba, bertalha, espinafre, chicória, língua de vaca, escarola, mostarda, beldroega, taioba, alfafa, salsinha, hortelã, coentro, alho porrô, mangericão


SEMENTES – de girassol, de abóbora 

CAULES OU TALOS – aspargo, palmito, salsão(aipo), cana.


BULBOS – cebola, cebolinhas, erva-doce, alho, gengibre

FLORES – alcachofra, couve-flor, brócolo

RAIZES – beterraba, cenoura, bardana, nabo, rabanete

RAIZES FECULENTAS – batata inglesa, cará, inhame, aipim, mandioca, batata-doce, mandioquinha

FRUTOS – pepino, pimentão, tomate, chuchu, abóbora, beringela, maxixe, quiabo, jiló, banana da terra


CEREAL – Todos os alimentos em grão e que dão espigas como o milho, trigo, aveia, trigo sarraceno(cachá), cevadinha, trigo burgol, sorgo (Esses alimentos, são hoje consumidos mais na forma de farinhas e derivados. A farinha obtida desses grãos pode ser integral ou refinadas. A farinha integral é aquela obtida pela trituração do grãos com todos seus ingredientes, nada se retirando do grão ou do produto da trituração, sendo geralmente de cor escura.


LEGUMINOSAS VERDES OU BROTADAS – feijão verde, andu, mangado, feijão fradinho, ervilha verde, lentilha, grão de bico brotado, fava . As leguminosas secas, tal como são encontradas nos armazéns, lojas de produtos naturais ou supermercados, são muito acidificantes

DERIVADOS DA SOJA – (A soja é considerada o vegetal de maior valor alimentar, pois altamente rica em proteínas as quais contém, assim como as carnes, todos os aminoácidos essenciais. Inclusive, é um alimento de maior valor nutritivo do que a carne, haja vista que, um quilo de soja possui a quantidade de proteína equivalente a três quilos de carne ou cinco dúzias de ovos (Raimundo Pinheiro))

FIBRAS – cereais integrais, quiabo, frutas (sem bater no liqüidificador, pois ele acaba com as fibras)

OVOS DE GALINHA   – Usar em pouca quantidade – máximo 3 por semana, para adultos

LATICÍNIOS – leite, queijos branco, coalhada, iogurte, ricota 

Sabemos que uma mudança brusca de uma dieta onívora (carnes, alimentos industrializados etc.) para outra mais natural pode resultar em forte reação do organismo. Toda mudança (de local onde vive, de alimentação, de trabalho, de quaisquer hábitos) pode representar um estímulo para o organismo livrar-se de algumas toxinas, gerando sintomas.

O fato de parar de comer carnes, açúcar refinado, cereais refinados, etc. e passar para uma dieta natural, conquanto possa trazer de início um grande bem-estar, deverá, cedo ou tarde, desencadear um processo de eliminação e não absorção de toxinas, que não necessariamente será uma experiência desagradável.
A crise de eliminação é o momento em que seu corpo conseguiu reunir forças para mobilizar e eliminar toxinas ou velhos estados inadequados. Muitas vezes representa um momento difícil, mas significa um movimento em direção à cura.
O que chamamos de doença não é um processo que interesse apenas ao corpo físico. O processo não começa no corpo físico, a necessidade que gera a enfermidade é algo mais profunda, mais sutil. Portanto devemos seguir aquilo que nossa consciência nos diz e aquilo que nosso corpo nos mostra. É importante que a cada dia desenvolvamos mais, a capacidade de percebermos as solicitações e reclamações do nosso corpo, os múltiplos movimentos e a harmonia do universo e dos seres humanos. De sentirmos toda essa enorme energia que se movimenta neste Universo e que estanca aqui e ali, força, rompe, jorra, flui...
Texto retirado do blog
http://pensando-repensando.blogspot.com





“Dentro da tradição hindu, a reverencia e o respeito para com todas as formas de vida tem mobilizado centenas e milhares de indianos a viver dentro do que se preconiza ahimsa – a não violência ou benevolência. Esta prática tem mostrado que o vegetarianismo não se restringe apenas a uma dieta, com preocupações de saúde, mas, acima de tudo, é uma filosofia de vida que está de acordo com o dharma (a lei eterna), que tudo cria, tudo mantém e tudo transforma na contínua ciclicidade cósmica. 
A vida vegetariana implica responsabilizar cada um pela sua vida, pela vida de outras formas e pela vida do planeta. Assim, podemos reconhecer que o vegetarianismo nos leva a questionar que existem três razões principais para esta prática.
Primeira, a saúde física; segunda, o respeito por outras formas de vida, permitindo que cada conclua o seu ciclo naturalmente sem sofrimento; e a terceira, fatores ecológicos, pois existe a mãe natureza que precisa ser respeitada, agradecida e mantida em plena harmonia para a renovação da vida”.
Por Maria Laura Garcia Packer.
Vegetarianismo, sustentando a vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário