...Que Deus lhe de em DOBRO tudo o que me desejar!!!

ॐ O DEUS em meu coração saúda o DEUS em seu coração..seja você quem for!!! O Deus que habita em mim saúda o Deus que habita em você!.. O Deus que há em mim saúda o Deus que há em ti!.. O Espírito em mim reconhece o mesmo Espírito em você!.. A minha essência saúda a sua essência!!








sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Trabalho voluntário na casa espírita




Corrigirás o mal com o bem, afastarás a agressão com a paciência, extinguirás o ódio com o amor, desfarás a condenação com a benção. (Emmanuel – Chico Xavier – Do Livro: Alma e Coração)



O trabalho voluntário na casa espírita é um empreendimento de luz voltado para a edificação do amor na Humanidade, atendendo às recomendações de Nosso Senhor Jesus Cristo de que devemos nos amar uns aos outros como Ele nos amou. É tarefa que todo espírita de boa vontade deve realizar espontânea e naturalmente, com o coração cheio de alegria e felicidade






Razões que devem motivar os Espíritas a participarem, com Amor, do Trabalho Voluntário na Casa Espírita


 O Trabalho como Testemunho da Fé em Deus e em Jesus


Ter fé em DEUS e em JESUS não é, somente, acolher no íntimo SEUS ensinamentos, mas acima de tudo vivenciá-los. Demonstrá-la é dar a DEUS o que é de DEUS, é edificar o amor no coração, é expandir esse amor para as criaturas, é doar-se com alegria e dedicação para que a dor e o sofrimento sejam afugentados do nosso meio. Só isso bastaria para realizarmos nosso trabalho com alegria, sem falar da imensa felicidade de ter como companheiros de jornada os VOLUNTÁRIOS DE JESUS que habitam o plano espiritual da vida.

 O Trabalho como Fonte de Realização Pessoal


O conceito de realização pessoal, geralmente, está associado a ganhos financeiros, prestígio profissional, influência social, alcance do mais alto cargo no âmbito do trabalho, e as mais variadas conquistas particulares, para citar alguns aspectos que fundamentam tal conceito. Seus resultados, entretanto, visam, quase que unicamente, o bem estar e o prazer do seu agente, ficando o semelhante numa posição secundária. Esse modelo, contudo, por ser individualista, não tem concorrido para a felicidade sustentável da criatura humana uma vez que muitos dos seus adeptos não lograram êxito no seu propósito, pois a felicidade é uma conquista coletiva. Nesse contexto, a Doutrina Espírita, nos dá um novo paradigma de realização pessoal, uma nova forma de sentir prazer e satisfação íntima. Esse novo modelo fundamenta-se no bem servir ao próximo, fazê-lo feliz, sem nenhuma recompensa exterior, pois estamos aqui para trabalharmos na edificação do amor no coração das criaturas, único caminho capaz de nos fazer sentir a felicidade plena e a sensação ímpar de realização.
Por atender plenamente a esse novo paradigma, o trabalho voluntário da casa espírita, nas suas mais variadas formas, deve ser vivenciado com muito desprendimento, dedicação, felicidade, esmero e carinho, pois, ao servimos a tantos necessitados e aflitos dos dois lados da vida e também aos benfeitores espirituais que nos assistem, é como se ao Cristo estivéssemos servindo.



O Trabalho como contribuição para um Mundo Melhor no Futuro..É certo que não vivemos num mundo ideal, haja vista os quadros de violência, injustiça, ganância, fome e miséria, que ainda fazem parte da nossa realidade. Este estado de coisas tem raízes, naturalmente, na ausência de fraternidade, solidariedade e amor entre as criaturas.
Sabemos também que esta não será nossa última reencarnação na Terra, pois ainda temos que aqui retornar para cumprir outros compromissos relacionados com nosso programa evolutivo. Trabalhar hoje no voluntariado do bem com essa lucidez de consciência é plantar na sociedade e nas almas de tantos aflitos e desencontrados na vida, sementes que, com o tempo, florescerão e darão os frutos apropriados à efetivação da paz e da concórdia entre as criaturas. Os efeitos desse labor, com toda certeza, sentiremos, em nossas futuras reencarnações.



 O Trabalho como fator de reajuste espiritual e reconciliação..Sendo a Terra um mundo de expiações e provas, é de se esperar que seus habitantes, detentores dos mais variados graus evolutivos, guardem relativa ou acentuada sintonia com os padrões éticos e morais desta categoria de mundo, causa geradora da maioria dos desentendimentos humanos.



Trabalho como recurso favorável à Desobsessão..Sabemos que a obsessão estabelece-se em decorrência das imperfeições humanas, nas relações entre semelhantes, nesta ou em outras existências reencarnatórias e que sua intensidade está intimamente relacionada com os procedimentos e ações sintonizadas com o mal. O inimigo invisível, ao perceber que sua vítima, mesmo com outra vestimenta corpórea, tem comportamento similar ao de outrora, sente-se estimulado a continuar sua vingança no intuito de causar-lhe desconfortos e dores desnecessárias. Se, ao contrário, depara-se com seu desafeto, comportando-se de maneira totalmente diferente da anterior, como por exemplo, atuando como agente da misericórdia divina no alívio das dores dos semelhantes, ou mesmo contribuindo, com seu trabalho, para a felicidade de criaturas deste ou do outro lado da vida, a energia negativa que venha a liberar em direção à sua vítima será amortizada ou mesmo extinta, pois a força do bem, natural e espontâneo, lhe é superior.
Desta forma, e pelas inúmeras oportunidades de felicidade que o trabalho voluntário na casa espírita nos propicia, alistemo-nos nas suas fileiras e desenvolvamos nossas tarefas com muito amor, alegria, zelo e dedicação. Afinal, poucos são os que percebem que trabalhando no voluntariado do bem estão trabalhando ao lado de Jesus.



Fonte: Xerxes Luna
Federação Espírita Pernambucana


“A benfeitora Joanna de Angelis nos esclarece: “Estamos no lugar certo, ao lado das pessoas corretas, vivendo com aqueles que nos são melhores elementos para a execução do programa.
Livro Após a Tempestade – Divaldo Pereira Franco, pelo Espírito Joanna de Angelis, Cap. 24.


Diz o Evangelho: ‘HÁ MAIS ALEGRIA EM DAR DO QUE EM RECEBER’. Guarda porém, a certeza de que se te matriculares na escola da caridade, mesmo reclamando, acabarás por descobrir a alegria de auxiliar aos outros, sem pensar em receber.

Nunca somos tão pobres de bens materiais e espirituais que não possamos doar alguma coisa ao companheiro necessitado, seja o pão ou a palavra de consolo e solidariedade.
(Do livro "Loucura e Obsessão", espírito Manoel P.de Miranda)


A melhora de tudo para todos começa na melhora de cada um...A nossa felicidade será naturalmente proporcional em relação à felicidade que fizermos para os outros. A obra da caridade tudo transforma em favor do bem. (Emmanuel, do livro: Roteiro).

Importante pensar que não apenas teremos o que damos, mas igualmente viveremos naquilo que proporcionarmos aos outros. Daí o impositivo de doarmos tão-somente o bem, integralmente o bem. (Emmanuel – Chico Xavier).



Mais fácil é sofrer, difícil é perdoar.

Mais vale uma atitude, do que milhares de palavras.

Mais valem os bons exemplos do que muitas palavras.

Mãos vazias ou cabeça desocupada denunciam coração ocioso.
(Eurípedes Barsanulfo, do livro: IDEAL ESPÍRITA)



O seu trabalho é a revelação de você mesmo.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário