...Que Deus lhe de em DOBRO tudo o que me desejar!!!

ॐ O DEUS em meu coração saúda o DEUS em seu coração..seja você quem for!!! O Deus que habita em mim saúda o Deus que habita em você!.. O Deus que há em mim saúda o Deus que há em ti!.. O Espírito em mim reconhece o mesmo Espírito em você!.. A minha essência saúda a sua essência!!








quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Moutabal e Babaganoush!!!!

Sempre faço o essas duas receitas, eu acho o Moutabal mais suave, mais gosto muito do Babaganoush por que é mais intenso!!! é muito fácil de fazer, as duas receitas tem custo barato, e como amo a culinária árabe !!adoro sabor defumado da berinjela...e todos seus temperos.

 Pra quem nunca fez eu coloquei as fotos do blog thinkfood que explica perfeitamente e através das imagens como é fácil fazer!!!e muito saudável

Na Síria diz-se Babaganouj com um belo “J” no final.
O babaganoush é um daqueles pratos do “mezze”, confundido com o Moutabal ambos levam a berinjela chamuscada como principal ingrediente.

Babaganoush

  • 2 berinjelas grandes
  • 1/2 cebola média cortada brunoise (cubos pequenos)
  • salsinha
  • 1 dente de alho picado minúsculo
  • pimentão vermelho ou amarelo cortado brunoise
  • suco de 1/2 limão
  • 3-5 colheres de sopa cheia de  tahini
  • sal
1. Lave, enxugue, corte o pedúnculo e faça o corte em cruz nas berinjelas.
2. Coloque-as diretamente na chama do fogão para que queimem completamente. Com auxílio de uma pinça, vá virando a berinjela a medida que sua casca vai queimando. 
3. Reserve as berinjelas enroladas em filme plástico por cerca de 30 minutos. Lave e retire a casca em água corrente.
4. Disponha a berinjela em um recipiente e retire um pouco das sementes (apenas o excesso), junte o tahini, colher por colher, até que fique de acordo com seu paladar.
5. Junte os outros ingredientes e corrija o sal. Sirva em temperatura ambiente, ou resfriado, acompanhando kibe, pão sírio ou como parte do mezze.

Moutabal




Moutabal x Babaganoush! fazem da mesma forma chamuscando a berinjela...olhe o preparo nas fotos...o que  diferencia os pratos são os ingredientes de cada preparação..

A berinjela para ambos os casos é cozida de forma bastante peculiar. Deve ser levada diretamente à chama do fogão e cozida até que esteja totalmente chamuscada por fora e macia por dentro. Isso dá ao prato, características especiais de “defumado”. Nenhum outro método de cozimento consegue se assemelhar ao sabor exato que este confere.
Depois de cozida, a berinjela deve ser envolta em filme plástico (ou em saco plástico) por cerca de 20 minutos. Isso ajuda a soltar a camada externa da casca chamuscada, e permite a continuação do cozimento por calor residual.
Para escolher as berinjelas, procure as que estiverem com a casca firme, lisa e brilhante. Procure atentamente em toda extensão da berinjela por furinhos que possam indicar presença de larvas. Outra técnica para saber se há intrusos na sua berinjela é chacoalhar! Se houverem larvas, você perceberá algo sendo agitado de um lado para outro.

Moutabal

  • 3 berinjelas grandes
  • 3 colheres de sopa de tahini
  • suco de 1 limão
  • 2 dentes de alho socados com sal
  • 80 ml de iogurte natural
1. Lave e enxugue as berinjelas, corte o pedúnculo e faça um corte em cruz na berinjela, para eliminar vapores durante o cozimento.
2. Leve a berinjela diretamente à chama do fogão, em fogo alto. Gire a berinjela com auxílio de uma pinça conforme for cozinhando. Quando estiver com a casca totalmente chamuscada, reserve embrulhada em filme plástico ou saco por 20 minutos.
3. Lave as berinjelas cuidadosamente sob água corrente, e retire toda a casca chamuscada.
4. Abra as berinjelas com as mãos e retire excessos de sementes. Pressione a berinjela contra uma peneira grande afim de retirar algum excesso de água que possa ter sido absorvido.
5. Junte todos ingredientes em um processador de alimentos, liquidificador, ou misture manualmente com auxílio de um garfo.
6. Decore com páprica picante, e um fio de azeite. Reserve refrigerado.
 Bom  demais!!!


Receita e foto do blog 
http://thinkfood.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário