...Que Deus lhe de em DOBRO tudo o que me desejar!!!

ॐ O DEUS em meu coração saúda o DEUS em seu coração..seja você quem for!!! O Deus que habita em mim saúda o Deus que habita em você!.. O Deus que há em mim saúda o Deus que há em ti!.. O Espírito em mim reconhece o mesmo Espírito em você!.. A minha essência saúda a sua essência!!








sábado, 18 de fevereiro de 2012

Chá de Gengibre....

Amoooo !!!
...fazer o chá bem suave para tomar dia inteiro...

O gengibre é chamado na Ayurveda de vishwabhesaj, "medicamento universal".


No Ayurveda é denominado de remédio universal devido as suas muitas propriedades terapêuticas.É uma planta medicinal originária da Ásia e aclimatada no Brasil, cresce até um metro porem é sua raiz debaixo da terra que apresenta valor terapêutico e culinário. Esta erva medicinal vem sendo utilizada na medicina Chinesa e no Ayurveda há milhares de anos pelos médicos orientais.
O gengibre apresenta propriedades terapêuticas sobre o sistema digestivo, pois estimula a liberação de enzimas que promovem o esvaziamento do estômago. Tem sido utilizado com êxito no tratamento de náuseas e vômitos em diversas doenças, é efetivo nos enjôos da quimioterapia, alem disto estudos demonstraram benefícios em baixar o nível do colesterol e reduzir a aderência as plaquetras.
A raiz do gengibre melhora a circulação e é indicada por médicos chineses e indianos para pés e mãos frias. A Medicina Ayurvedica afirma que o gengibre atua nas três fases da função gastro-intestinal: digestão, absorção e evacuação.


 Na Índia recomenda-se o chá de gengibre em decocção(fervura da raiz), com 3 gotas de limão e uma pitadinha de sal marinho, 30 minutos antes das refeições para estimular o fogo digestivo, promover uma boa digestão e aliviar flatulência.

Esta planta medicinal possui uma importante ação antiinflamatória e anti-reumática, tanto para uso interno quanto para uso externo.
O gengibre possui uma atividade anti-viral e antiinflamatória sendo largamente utilizado em quadros respiratórios de vias aéreas superiores. Devido as suas propriedades picantes e amornantes é utilizado para gripes e resfriados no inverno, rouquidão, inflamação da garganta, tosse e secreção.
 Um chá de gengibre em decocção ( fervura das raízes), com alho, casca de canela e depois de pronto adicionamos uma colher de sopa de mel de eucalipto é eficaz nestes quadros respiratórios. Deve ser tomado morno 3 vezes ao dia entre as refeições até sumirem os sintomas.

  “Major Herbs of Ayurveda” são descritas as seguintes propriedades do gengibre: atividade antiemetica ( alivia náuseas), atividade antiulcerosa, atividade hepatoprotetora ( protege o fígado), atividade antiinflamatória, atividade antipirética ( reduz a febre), atividade cardiovascular ( diminui o colesterol e os triglicerideos), atividade antioxidante ( elimina radicais livres), atividade imunomoduladora ( promove o sistema imunológico) , atividade antiviral



O Ayurveda recomenda que 30 minutos antes da refeição devemos tomar uma xícara de chá de gengibre, com 3 gotas de sumo de limão e uma pitada de sal marinho para aumentar o fogo digestivo e promover a formação das enzimas necessárias a uma digestão saudável. 



O chá de gengibre pode ser tomado quente, frio ou até gelado. "Turbina" o ânimo e a disposição geral...É auxiliar no emagrecimento pela ação termogênica.

Chá de Gengibre
Ingredientes
1 pedaço de +- 3 cm de raiz gengibre
¼ de limão
1 litro de água
1 pau de canela
4 a 5 cravos-da-índia
1 pitada de noz moscada ou cardamomo


Modo de Preparo
 Ferva em fogo brando Gengibre canela e o cravo..Acrescente a noz moscada ou cardamomo.
tomado quente,frio ou até gelado.



 Chá de Gengibre:
  1 litro de água
  1 colher de sopa de gengibre + ou - 3 cm de raiz gengibre 
 Opcional pode acrecentar:
3 gotas de limão e uma pitadinha de sal marinho

Ferver por ± 8min.
Tomar como água.



Fonte:

Dr. Aderson Moreira da Rocha



Nenhum comentário:

Postar um comentário