...Que Deus lhe de em DOBRO tudo o que me desejar!!!

ॐ O DEUS em meu coração saúda o DEUS em seu coração..seja você quem for!!! O Deus que habita em mim saúda o Deus que habita em você!.. O Deus que há em mim saúda o Deus que há em ti!.. O Espírito em mim reconhece o mesmo Espírito em você!.. A minha essência saúda a sua essência!!








sábado, 25 de fevereiro de 2012

Quibe de beringela

Essas duas receitas são maravilhosas!!!Para quem gosta de comer Quibe, mais não come mais carne o sabor fica muito bom!!!

Quibe de Berinjela Álvaro Rodrigues

Ingredientes


750 g de berinjelas frescas, sem casca e cozidas
1 litro de água filtrada e fria
1 colher (sobremesa) de sal
350 g de trigo para quibe
1 cebola grande bem picada
3 galhos grandes de hortelã
1/2 colher (chá) de pimenta-síria
1 envelope de caldo de legumes (opcional)
1 colher (sopa) rasa de sal
2 colheres (sopa) de pinoli frito (eu coloquei nozes)
Óleo vegetal (para untar)


Preparo:
Descasque as berinjelas, pese a quantidade pedida na receita e corte-as em cubos pequenos. Em uma panela média, cozinhe as berinjelas em água e sal até que estejam bem macias. Reserve. À parte, lave o trigo em uma peneira grande e esprema-o bem. Reserve. Bata no processador a cebola e a hortelã até obter uma mistura homogênea. Junte o trigo e envolva bem, agregando a pimenta síria, o caldo de legumes e retificando os temperos com sal. Junte as berinjelas cozidas e espremidas e misture bem até obter uma massa homogênea. Bata a massa obtida, aos poucos no processador, acrescente o pinoli frito e misture até ficar bem homogêneo, retificando os temperos, caso haja necessidade. Distribua a massa em uma forma média fartamente untada e deixe descansar por uma hora. Por último, leve o quibe ao forno pré-aquecido a 200°C e asse até que o mesmo esteja com bordas levemente douradas.

O Quibe de Berinjelas é uma excelente entrada e poderá ser acompanhado de coalhada seca ou Salada 
 É simplesmente divino!!!
Rendimento: 15 porções

Receita de Álvaro Rodrigues -



Quibe assado de beringela recheado com ricota defumada

300 g de trigo para quibe (usei 200g)
3 beringelas médias (usei 2)
700 ml de água filtrada
1 cebola
2 dentes de alho descascados
1/2 maço de hortelã (tinha pouca hortelã, completei com um maço de cheiro verde)
1 pitada de pimenta síria
sal a gosto
200 g de mussarela ralada na parte grossa do ralador (usei uma mistura de ricota defumada e emental, fui generosa)
1 tomate maduro em cubinhos
80 g de azeitonas verdes sem caroços picadas
Azeite extra virgem


Lave muito bem o trigo, coloque de molho em 500 ml de água morna e deixe descansar por 1 hora (o trigo irá hidratar e ficar mole). Após esse tempo, escorra o trigo em uma peneira e aperte bem com as mãos para tirar o excesso de água.

Pique as beringelas em cubos, coloque em um recipiente, adicione um pouco de sal, misture e deixe descansar por cerca de 15-20 minutos. Lave para retirar o excesso de sal e leve ao fogo com 200 ml de água e 1 pitada de sal. Cozinhe até que fiquem macias, escorra e aperte bem para tirar o excesso de água.

Bata a beringela, a cebola, o alho e a hortelã no liquidificador até virar uma pasta. (Achei melhor utilizar o processador de alimentos, meu liquidificador não deu conta). Junte essa pasta de beringela ao trigo e tempere com sal e pimenta síria. Misture bem. Corrija o tempero caso necessário.

Unte um refratário com azeite ou óleo e coloque a metade do quibe. Recheie com a mistura de queijo, tomates e azeitona e regue com bastante azeite. Cubra com a porção restante do quibe, faça marcas com a faca, regue com azeite e leve ao forno (200 C) por meia hora ou até dourar. (Costumo cobrir tudo com papel alumínio para que o quibe não resseque e fique mais suculento).

Ele é quebradiço logo após ser retirado do forno, mas ficou bom para cortar mais frio!



Nenhum comentário:

Postar um comentário